quarta-feira, 29 de julho de 2015

Som e Músicas para o Bem Estar

Apesar de ter chego ao Brasil na década de 1970, a musicoterapia ainda é pouco conhecida. Com um tratamento bastante expressivo o musicoterapeuta utiliza-se de músicas, sons, instrumentos musicais e outros componentes sonoro-musicais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam ajuda para tratar ou prevenir alguma enfermidade "qualquer pessoa que queira se desenvolver emocionalmente, socialmente ou que tenha sido acometida por alguma grave doença como Alzheimer, Parkinson e câncer ou tenha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ou até mesmo apresente dificuldades de aprendizado podem ser ajudadas" - afirma Luciana França Passarini, musicoterapeuta e coordenadora do Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil, em São Paulo, SP. Texto de José Luiz Junior.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Contra - Baixo

O contrabaixo é um instrumento de cordas muito utilizado pelas bandas e grupos modernos.
Mas nem sempre foi assim, o contrabaixo passou por varias transformações até conquistar a aparência que conhecemos hoje em dia.
Tudo começou com o contrabaixo acústico, aquele utilizado principalmente em orquestras, ele tinha um tamanho consideravelmente maior, e um som diferente e não conta com os captadores ou saídas para amplificação.
Foi apenas nos anos 40 que o principio do contrabaixo moderno começou a aparecer, principalmente pela utilização dos captadores, para melhorar a sonoridade nas seções de jazz, e o tamanho foi reduzido para poder ser utilizado na forma horizontal.
Foi na década de 60 que o contrabaixo finalmente se popularizou entre o publico principalmente com baixistas como Jaco Pastorious e Stanley Clarke, posteriormente surgindo outros grandes nomes do baixo e da música.