quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Ensino do Ditado Musical

A música tem como linguagem própria, formada de sons.
Os sons distinguissem pelos seus graus, do grave ao agudo e pela sua duração.
Para indicar exatamente esses sons de conformidade com sua acuidade e duração, convencionou-se adotar um sistema de escrita (nota), para cuja compreensão torna-se preciso um estudo especial.
Os meios para chegar a esse fim são:
1º o solfejo;
2º o ditado musical.
Com o solfejo, chega-se ao som, através da leitura do sinal (nota); com o ditado por intermédio da percepção do som, chega-se ao sinal (nota). É fácil deduzir como esses dois mecanismos se completam reciprocamente, e como devem por tanto caminhar juntos ao ensino fundamental da música. Não é nosso intuito aqui nos ocuparmos do ensino do solfejo, mas sim de patentear as dificuldades que se se apresentam no estudo dos ditado e o de aconselhar aos meios mais adaptáveis para superá-las.
A operação do ditado consiste em traduzir em sinais convencionais os sons perceptíveis ao ouvido.
A operação se desenvolve em dois momentos:
1º apanhar e reter os sons de que se compõe a frase.
2º expressá-lo graficamente com os sinais convencionais.
Dentre os dois momentos, é certamente o primeiro aquele no qual o aluno encontra as maiores dificuldades devido a complexidade do trabalho a superar.
De fato, ele deve ter a aptidão de apanhar um tempo: a DURAÇÃO, a ALTURA e SIMULTANEIDADE DOS SONS; deve ter aptidão de repetir com exatidão a frase ditada, valendo-se da própria voz ou de um instrumento; deve ter a aptidão de distinguir os diversos elementos que compõe os quais são RITMO, MELODIA e HARMONIA.
Devido a estas razões aconselhamos dividir o ensino do ditado em três ramos:
1º ditado rítmico;
2º ditado melódico;
3º ditado harmônico.
A fim de que o aluno, exercitado primeiramente em cada parte possa estar em condição de perceber o discurso musical quando se lhe apresente, em sua forma complexa.
No ditado rítmico terá campo para estudar as combinações das durações dos sons (ritmo); no ditado melódico estudará as relações existentes entre os sons sucedendo-se, e no ditado harmônico, enfim, colocará em realce as relações existentes, entre os sons que são produzidos simultaneamente. 
 
Pesquisa e texto elaborado pelo Professor Algacir Portela (Mestre Alga) e Paolo Portela - extraído Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical, Pozzoli.
 
Mestre Alga na Chácara Divino Mestre em Rio Negro - PR
 

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