quinta-feira, 16 de abril de 2015

O que é ser músico

Segundo a definição do pequeno dicionário da língua portuguesa de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira "Músico: Substantivo masculino. Aquele que professa a arte da música, compondo peças, tocando ou cantando; aquele que faz parte de banda, orquestra ou filarmônica".
A definição é bastante clara, no entanto, se faz necessário um estudo das características que possa nos ajudar a definir melhor aquele que realmente poderá ser chamado de músico. Costumo separar os interessados por música em grupos bastante distintos, com certeza você se enquadrará em alguns deles.
Fisiologicamente qualquer pessoa com plena capacidade auditiva poderá ser um músico, mas na prática isso não ocorre. Como professor de música a anos, observo atentamente cada aluno distinguindo claramente suas intenções musicais.
Em geral, toda criança tem afinidades musicais hora cantando, hora dançando ao som de uma melodia conhecida a música é na verdade a primeira das artes que a criança toma conhecimento. Primeiro ela houve algum som e balança sua cabeça ou seu corpo, demonstrando ter a percepção daqueles sons. O próximo passo em seu desenvolvimento será o de tentar repetir os sons que ouviu, inicia-se assim o desenvolvimento da fala. Depois, a ligação intima entra a música e a dança é acentuada quando a criança, já com uma certa firmeza física, começa a balançar seu corpo respondendo a estímulos auditivos. Cabe aos seus pais a orientação musical correta, bem como a apresentação de vários tipos diferentes de música, para que a criança comece a perceber as variações estruturais da mesma.
Uma criança que tiver logo cedo uma orientação musical poderá com certeza desempenhar melhor a profissão ou o gosto pela música.
 
Texto pesquisado do "Guia do Música" de Marcelo Dantas Fagundes por Professor Algacir Portela (Mestre Alga) e Paolo Portela.


Professora Viviane Portela sabe da importância da música na Educação Infantil

 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Música na Vida da Criança

"A Música é a nossa mais antiga forma de expressão, mais antiga do que a linguagem ou arte; começa com a voz e com a necessidade de nos dar aos outros". (Menihin/Davis, 1981).
É essa necessidade que faz com que as crianças tenham em suas vidas aulas de música. A musicalização infantil tem como principal objetivo desenvolver a percepção necessária para que o individuo possa ser sensível a música. Mais do que ensinar a tocar um instrumento musical a musicalização prepara a criança para vida através de uma conquista ativa ela entra em contato com diversas culturas, passando a se expressar criativamente. Através das atividades a criança expande seus sentimentos conquistando a auto estima. Mesmo a criança tímida, sentem-se encorajada a cantar em grupo.
Durante as aulas a criança sai da passividade para o envolvimento. Desenvolve a percepção através dos diversos sons, percebe os diferentes timbres entrando em contato com o instrumento musical diversificados conhece seu próprio corpo através da expressão corporal, aprende que seu corpo é um instrumento musical vivo, desenvolve o ritmo e o canto. A música é um recurso para possibilitar ao aluno inciativa, independência, segurança, criatividade e cooperação.
 
Texto desenvolvido por Professor Algacir Portela (Mestre Alga) e Professora Viviane Portela no Jornal Gralha Azul de Araucária - PR em fevereiro de 2000, e atualizado em 2015 pela equipe do Viajando pela Música.
 


domingo, 5 de abril de 2015

Germinal - Uma lição de história

O principal objetivo do filme é retratar uma sociedade pós Revolução Industrial e como foram as primeiras reações da população em cima de uma quase escravidão proposta pelo sistema capitalista e imposta pelos patrões. 
Germinal retrata muito bem esses aspectos e trabalha muito bem em cima disso, embora os personagens mais importantes sejam utilizados para fazer um drama a mais na história e deixar ela com cara de algo que pode ser comercializado, desempenharam bem a proposta de mostrar o ambiente que existia após a revolução industrial deixando um pouco de lado a chata revolução dos livros de histórias que apenas retratam a ideia da máquina a vapor e o carvão apenas como algo transitório para a chegada do petróleo e das guerras que mais tarde aconteceriam.  
O filme consegue demonstrar bem a importância do carvão (muitas vezes esquecidas), e como os patrões utilizavam de estratégias para tentar mantes os preços dos salários baixos e ainda a população organizada, por mais que pequenos focos começaram a nascer e mais tarde se tornariam imparáveis, sem dúvidas foram anos de ouro para os patrões e uma era de trevas aos funcionários e suas famílias.  
É importante ressaltar a qualidade do filme, porém devemos analisar também a oportunidade de ser algo mais verdadeiro e que sem dúvidas deveria ser um material de apoio aos professores de história do ensino fundamental e médio.
 
Abaixo o link para você acessar o filme completo, as legendas do youtube estão com uma qualidade muito boa, acredito que não terão problemas para compreender o filme.
 
                                                Filme Completo
 
Nota final: 7/10
(Lembrando que a nota leva em consideração a época em que o filme foi gravado, país, cultura e foco)
 
 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Benefícios que a Música Oferece

      Estudar música significa muito mais do que produzir harmonia por meio da união de algumas notas, significa desenvolver inúmeras habilidades que auxiliam o individuo em diversos momentos da vida, por exemplo:

Coordenação Motora
Concentração
Sociabilização
Percepção
Raciocínio lógico
Equilíbrio emocional
Respeito Mútuo
Disciplina Pessoal
Sensibilização

Texto elaborado pelo professor Algacir Portela (Mestre Alga)

Jardim da Prefeitura de Rio Negro - PR