O principal objetivo do filme é retratar uma sociedade pós Revolução Industrial e como foram as primeiras reações da população em cima de uma quase escravidão proposta pelo sistema capitalista e imposta pelos patrões.
Germinal retrata muito bem esses aspectos e trabalha muito bem em cima disso, embora os personagens mais importantes sejam utilizados para fazer um drama a mais na história e deixar ela com cara de algo que pode ser comercializado, desempenharam bem a proposta de mostrar o ambiente que existia após a revolução industrial deixando um pouco de lado a chata revolução dos livros de histórias que apenas retratam a ideia da máquina a vapor e o carvão apenas como algo transitório para a chegada do petróleo e das guerras que mais tarde aconteceriam.
O filme consegue demonstrar bem a importância do carvão (muitas vezes esquecidas), e como os patrões utilizavam de estratégias para tentar mantes os preços dos salários baixos e ainda a população organizada, por mais que pequenos focos começaram a nascer e mais tarde se tornariam imparáveis, sem dúvidas foram anos de ouro para os patrões e uma era de trevas aos funcionários e suas famílias.
É importante ressaltar a qualidade do filme, porém devemos analisar também a oportunidade de ser algo mais verdadeiro e que sem dúvidas deveria ser um material de apoio aos professores de história do ensino fundamental e médio.
Abaixo o link para você acessar o filme completo, as legendas do youtube estão com uma qualidade muito boa, acredito que não terão problemas para compreender o filme.
![]() |
Nota final: 7/10
(Lembrando que a nota leva em consideração a época em que o filme foi gravado, país, cultura e foco)

Nenhum comentário:
Postar um comentário