quinta-feira, 16 de abril de 2015

O que é ser músico

Segundo a definição do pequeno dicionário da língua portuguesa de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira "Músico: Substantivo masculino. Aquele que professa a arte da música, compondo peças, tocando ou cantando; aquele que faz parte de banda, orquestra ou filarmônica".
A definição é bastante clara, no entanto, se faz necessário um estudo das características que possa nos ajudar a definir melhor aquele que realmente poderá ser chamado de músico. Costumo separar os interessados por música em grupos bastante distintos, com certeza você se enquadrará em alguns deles.
Fisiologicamente qualquer pessoa com plena capacidade auditiva poderá ser um músico, mas na prática isso não ocorre. Como professor de música a anos, observo atentamente cada aluno distinguindo claramente suas intenções musicais.
Em geral, toda criança tem afinidades musicais hora cantando, hora dançando ao som de uma melodia conhecida a música é na verdade a primeira das artes que a criança toma conhecimento. Primeiro ela houve algum som e balança sua cabeça ou seu corpo, demonstrando ter a percepção daqueles sons. O próximo passo em seu desenvolvimento será o de tentar repetir os sons que ouviu, inicia-se assim o desenvolvimento da fala. Depois, a ligação intima entra a música e a dança é acentuada quando a criança, já com uma certa firmeza física, começa a balançar seu corpo respondendo a estímulos auditivos. Cabe aos seus pais a orientação musical correta, bem como a apresentação de vários tipos diferentes de música, para que a criança comece a perceber as variações estruturais da mesma.
Uma criança que tiver logo cedo uma orientação musical poderá com certeza desempenhar melhor a profissão ou o gosto pela música.
 
Texto pesquisado do "Guia do Música" de Marcelo Dantas Fagundes por Professor Algacir Portela (Mestre Alga) e Paolo Portela.


Professora Viviane Portela sabe da importância da música na Educação Infantil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário