sexta-feira, 1 de maio de 2015

Elementos Estruturais da Obra Musical: O Inciso ou Motivo

Tudo na vida tem um motivo: as vezes banal, outras vezes de grande profundidade e seriedade.
Na música acontece o mesmo. Esta maravilhosa arte nasce, espontaneamente de pequenas células melódico-rítmicas denominadas, com justa razão, de incisos ou motivos.
Incisos ou motivos são portanto, as menores ideias musicais geradoras da obra que ira ser desenvolvida depois. São os elementos estruturais primários da composição musical.
No entanto, assim como na linguagem falada uma palavra necessita de outa para significar algo dentro do contexto gramatical, assim também o inciso sozinho não possui muita força de expressão: necessita do encadeamento de outro ou outros que venham completar o sentido, para adquirir, assim um significado expressivo dentro do contexto musical.
A analogia do sistema morfológico linguístico é extremamente semelhante ao sistema morfológico musical. Pode-se dizer que, basicamente, "a música é um idioma cantado".
 
Na língua:
 
1- As palavras formam as semifrases.
2- As semifrases formam as frases.
3- As frases formam os períodos.
4- Os períodos completam os textos.
5- Os textos completam a obra.
 
Na música:
 
1- Os incisos formam as semifrases.
2- As semifrases formam as frases.
3- As frases formam os períodos.
4- Os períodos completam as partes ou seções.
5- As partes ou seções completam a obra.
 
Portanto inciso ou motivo é a menor idéia, geradora da obra musical (1 compasso) e a semifrase é o encadeamento de incisos (2 compassos ou 3 compassos).

Pesquisa e texto elaborado pelo Professor Algacir Portela (Mestre Alga) e Paolo Portela - extraído do livro Linguagem e Estruturação Musical por Joselir N. G. Adam e José Nilo Valle.

Tudo na vida tem um motivo: as vezes banal, outras vezes de grande profundidade e seriedade
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário